Iluminação por 3 pontos

Os manuais 3d frequentemente encorajam o uso da iluminação por 3 pontos, e dizem aos iniciantes que essa é uma maneira eficiente de iluminar as cenas. Essa técnica de iluminação foi desenvolvida originalmente para iluminação fotográfica e seu maior benefício é o fato de ser fácil de aprender. É composta por uma luz lateral principal, mais forte e brilhante, outra luz, mais suave, no lado oposto, e uma luz atrás do assunto/objeto sendo fotografado, que é usada para eliminar arestas e destacar as formas.

O maior problema com essa configuração é que ela é artificial e não reflete a realidade. A iluminação por trás do objeto só deve ser utilizada se houver a intenção de aproveitar seus efeitos, uma vez que é muito dramática e facilmente perceptível. Essa iluminação pode ser muito eficaz, se for usada com perspicácia, e não como um padrão para qualquer situação. O tipo de luz produzido pela iluminação por 3 pontos simplesmente não existe na natureza e, por conseguinte, sempre tem aparência de algo falso. O fato de estar em tantos manuais também lhe dá um ar de cliché e, portanto, vem a ser cansativo e chato.

Essa técnica já caiu em desuso pela maioria dos fotógrafos e produtores de cinema e raramente pode ser vista em fotografias comerciais ou filmes. Se você estiver tentando iluminar um ambiente ou um objeto, é muito melhor tentar aplicar sua própria criatividade e estudar o que acontece na natureza, para então criar sua própria solução.

Todo mundo já viu retratos com cara de "diga Xis", produzidos em estúdios fotográficos, usando iluminação de fórmulas prontas: todos tem exatamente a mesma aparência por que o fotógrafo usa sempre a mesma iluminação. O resultado é uma foto cansativa e sem vida. Se você quiser desenvolver sua própria arte e evitar os clichés e a cara de "diga Xis", então evite fórmulas prontas de manuais 3d e pense por si mesmo.

Todos os direitos reservados a: www.itchy-animation.co.uk

Ir Para: Índice do Artigo

Nenhum comentário: