Layout e Dimensões da Folha para o Desenho Técnico

Image: Ambro / FreeDigitalPhotos.net
Assim como outros elementos do desenho técnico, também a folha de papel possui suas características normalizadas, de tal forma a estabelecer padrões aceitos e compreendidos em escala global.

No Brasil, as características das folhas para desenho técnico são estabelecidas na NBR 10068 (Folha de Desenho - Leiaute e Dimensões), que considera todos os requisitos necessários à reprodução e microfilmagem dos originais.

A norma especifica posição e dimensão da legenda, margem e quadro, marcas de centro, escala métrica e de referência, sistema de referência por malhas e marcas de corte.

Formato do Papel

Será utilizado o formato da série A, sendo que o original deverá ser executado no menor formato possível, desde que não prejudique a sua clareza, podendo ser desenhado tanto na horizontal quanto na vertical.

Tabela 1 - Formatos da série "A"
(Unid.: mm)
Designação
Dimensões
A0
841 x 1189
A1
594 x 841
A2
420 x 594
A3
297 x 420
A4
210 x 297

Havendo a necessidade, a norma permite a utilização de formatos fora do padrão, porém, é recomendado que a folha tenha largura ou comprimento correspondendo ao múltiplo ou submúltiplo do formato padrão, devendo, ainda, haver nas folhas pré-impressas, se estas não forem recortadas, um excesso de 10 mm nos quatro lados.

Margens e Quadro

As margens são delimitadas, externamente, pelo contorno da folha e, internamente, pelo quadro, que é colocado para servir como limite para o desenho. A margem esquerda será maior para permitir a perfuração e o arquivamento.

Tabela 2 - Largura das linhas e das margens
(Unid.: mm)
Formato
Margem
Largura da linha do quadro
Esq.
Dir.
A0
25
10
1,4
A1
25
10
1,0
A2
25
7
0,7
A3
25
7
0,5
A4
25
7
0,5

Legenda

A legenda, conforme a NBR 10582, é usada para informação, indicação e identificação do desenho e deve ser posicionada dentro do quadro, no canto inferior direito, tanto nas folhas posicionadas na horizontal quanto na vertical, correspondendo à direção de leitura.

Tabela 3 - Largura da Legenda
(Unid.: mm)
Formato
Largura da Legenda
A1 e A0
175
A4, A3 e A2
178

As informações contidas na legenda são: designação da firma, projetista, desenhista ou outro responsável pelo conteúdo do desenho, local, data e assinatura, nome e localização do projeto, conteúdo do desenho, escala(NBR 8196), número do desenho, designação da revisão, indicação do método de projeção(NBR 10067) e unidade utilizada(NBR 10126). Além disso, a legenda pode conter informações essenciais ao projeto e desenho em questão.

O número do desenho e da revisão são colcados juntos e abaixo, no canto direito do padrão de desenho, sendo que o número de registro pode ser repetido em lugar de destaque, conforme a necessidade do usuário.

Nenhum comentário: