Padronização e Normalização

Image: Danilo Rizzuti / FreeDigitalPhotos.net
Visão Geral

Para possibilitar que o desenho técnico se tornasse uma linguagem gráfica, foi necessário o desenvolvimento de padrões de procedimentos de representação, através de normas reconhecidas e respeitadas internacionalmente.

Essa padronização resulta do esforço em estabelecer códigos técnicos que regulem relações entre produtores e consumidores, engenheiros, empreiteiros e clientes, entre outros.

Cada país possui seu órgão regulador. No Brasil as normas são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

O órgão responsável pelo desenvolvimento de padrões internacionais e facilitar o intercâmbio entre as nações é a Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standarization - ISO), fundada em 1947.

Quando uma norma técnica, proposta por qualquer país membro, é aprovada pelos demais países que compõem a ISO, essa norma é organizada e editada como norma internacional.

As normas editadas pela ABNT são registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e estão em consonância com as normas internacionais editadas pela ISO.

Nenhum comentário: