High Key (Alta Exposição) e Low Key (Baixa Exposição)

A forma que nós escolhemos para representar uma cena é algo subjetivo e aberto à interpretação. Muitas situações necessitarão de um equilíbrio entre luz e sombra, de tal forma que produzam um tom de cinza médio, pois é assim que percebemos algo como normal, ou natural. Porém, existem algumas situações onde a ordem natural das coisas tende aos extremos de luz ou escuridão, como ocorre, por um lado, na neve ou na neblina, e por outro, na escuridão da noite. Alternativamente, um artista pode escolher enfatizar um desses extremos para gerar impacto visual, ou para transmitir um sentimento específico.

High key (Alta Exposição)

As imagens em High Key, ou simplesmente em alta, tem uma predominância de branco ou tons muito suaves, tendendo a aparentar leveza e suavidade. A iluminação em alta é geralmente (mas, não sempre) suave e os detalhes são reduzidos. Na natureza, a iluminação em alta é encontrada na névoa e na neve, onde mesmo as sombras são suaves em função da quantidade de luz refletindo em todas as direções.
A absoluta simplicidade dessa imagem se deve à limitada palheta de cores utilizada: branco, alguns tons escuros de cinza e preto.

Low key (Baixa Exposição)

Low key, ou simplesmente baixa, tem em sua própria natureza uma quantidade muito reduzida de luz. Geralmente o contraste é muito intenso e os brilhos são muito fortes. A iluminação em baixa pode criar atmosferas bastante melancólicas, e, geralmente, são utilizadas para produzir esse efeito. A situação mais óbvia para a iluminação em baixa é a noite, mas, também pode ser encontrada em outras situações, como em tempestades ou em interiores.
A dramaticidade desta imagem é enfatizada pela iluminação em Low Key.

Todos os direitos reservados a: www.itchy-animation.co.uk

Ir Para: Índice do Artigo

Nenhum comentário: